sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Momentos decisivos - parte 2

Passado o fim de semana em Londres era hora de voltar o foco para as obrigações dos próximos dias que consistiam basicamente em estudar, estudar, estudar. As provas estavam se aproximando e segundo relatos de outros intercambistas elas em geral eram meio complicadas. Então não me restava alternativa a não ser dedicar alguns dias para ficar traduzindo textos em alemão e dando uma complementada no assundo lendo o que eu pudesse encontrar sobre o tema que estivesse em inglês.

Mas claro que ainda dava para realizar algumas atividades mais interessantes. Minha última semana com a turma do boliche foi bem agradável. Tive um bom desempenho no jogo e ainda fui premiado com uma camisa e um balde personalizado, hehe. Para encerrar, o ilustre colega de engenharia de produção Rominho havia acabado de chegar na cidade. Péssima hora se for levado em consideração que todo mundo queria se concentrar nos estudos e não tinha muitas condições de sair para fazer algo de noite. No final das contas ainda conseguimos organizar num fim de semana uma corridinha de kart com um grupo de americanos. Como a turma era grande tivemos que dividir em dois grupos e por alguma coincidência absolutamente bizarra os mais rápidos ficaram todos no primeiro grupo e os mais lentos no segundo. Eu terminei ficando no primeiro grupo e tive que suar muito (e olhe que suar no frio que fazia no galpão da pista era uma tarefa bem difícil) para conseguir terminar em sexto entre oito corredores.

Deixando a diversão de lado e voltando para os estudos, chegou o dia da minha primeira prova. Lá estava eu razoavelmente animado para fazê-la. Recebi o caderno de provas. Olhei a primeira questão. Fui resolvendo exatamente de acordo com o que tinha visto no livro. Tentando deixar tudo bem explicado (só para constar, a prova estava toda em alemão e eu respondi em alemão). Consegui acabar a primeira questão fazendo tudo direitinho e então constatei que eu havia gasto 30 minutos nela e precisava resolver mais 5 questões no estilo da primeira e outras 10 de múltipla escolha nos próximos 90 minutos. Ou seja... FFFUUUUUU!!!!!

Resolvi as 10 questões de múltipla escolha e ainda dei uma enrolada em outras duas até a monitora sair recolhendo as provas de todo mundo. Realmente Mila estava certa, o tempo é muito curto pra quantidade de coisas que querem que a gente faça. Nem os alemães davam conta de fazer a prova toda dentro das duas horas, quanto mais eu.

Nos dias de intervalo entre a primeira e a segunda prova recebo então a ligação do pessoal da Stulz querendo marcar uma entrevista comigo. Lá fui eu então pegar o trem de Braunschweig pra Hamburgo, todo arrumadinho, parecendo até um engenheiro de verdade, pronto para a entrevista. Mas como nada é fácil eu consegui realizar a proeza de chegar na estação de Hamburgo às três da tarde e ainda chegar com dez minutos de atraso para a entrevista que seria às quatro. Mas o que são dez minutos de espera para o cara lá da empresa quando ele tinha sido informado de que a entrevista seria às três horas mesmo. Uma pequena confusão sempre acontece.

Deixando os problemas de lado, a entrevista foi mais uma apresentação da empresa do que uma entrevista propriamente dita. Falei um pouco sobre mim com o chefão em alemão, pedi para ele falar um pouco devagar para eu entender melhor e ele desandou a falar sobre o que poderia fazer comigo, que eu passaria dois meses sendo treinado nas diversas áreas da empresa, que depois poderia escolher aquele que eu tivesse achado mais interessante ou tivesse um maior conhecimento para realizar minhas atividades, etc, etc e eu fazendo de conta que estava entendendo tudo, respondendo sempre com um "sim, "aham", "certo", "ok". No final o outro funcionário que possivelmente vai ser meu tutor fez um tour comigo pela empresa, mostrou a área de produção, os escritórios, o almoxarifado, etc. Terminada a visita ele marcou um dia para me ligar e dar a resposta. Foi tudo bem mais tranquilo do que eu inicialmente imaginava.

Alguns dias mais tarde, após mais umas sessões de estudos misturados com tensão e expectativa, finalmente recebi a ligação e a resposta. Eu havia conseguido um estágio. Dentro de algumas semanas estarei começando a trabalhar na Stulz e aí é que vou ter que mostrar que os quatro anos de faculdade que eu tive até agora serviram para alguma coisa. O bicho vai pegar novamente. O que vai rolar nesse período só Deus sabe, mas vou me esforçar como nunca para mostrar o que eu tenho de melhor.

Passado o período de euforia, hora de realizar a segunda prova. O resultado não foi muito diferente do primeiro. Depois de quatro meses eu encerro minhas atividades com a faculdade. Foi uma experiência interessante, mas em muitos momentos complicada e as vezes até um tanto chata. Depois de horas e dias de aulas teóricas poderei finalmente ver na prática tudo aquilo que aprendi na sala de aula. Espero que dessa vez seja algo realmente interessante.

Por enquanto, não tenho mais nenhuma obrigação pendente. A tarefa agora é correr contra o tempo para arrumar um quarto em Hamburgo o mais rápido possível. O que importa é que pelo menos meu futuro na Alemanha já está definido até pelo menos a metade de maio. É hora de comemorar e de me preparar para os desafios seguintes.

2 comentários:

  1. Eita, que coisa boooooa!!! Mais dinheiro pra beber! kkkkk ^^'

    Brincadeiras a parte, que o estágio seja muuuuito proveitoso!

    ps.: o Carnaval por aqui está começando... =P

    ResponderExcluir
  2. Pior que não, durante o periodo de treinamento eu não serei remunerado, hehe, mas tá valendo de todo jeito.

    ResponderExcluir