terça-feira, 24 de maio de 2011

Novo trabalho

Mais uma semana de estágio se iniciava. Mais uma semana para eu praticar meu alemão, aprender um pouco sobre a empresa e tentar dar uma mãozinha quando fosse possível. Só que agora eu estava começando a entrar na reta final do período do estágio. Na minha entrevista ficou definido que eu ficaria na empresa durante dois meses para aprender como ela funciona como um todo. Depois desse período, dependendo do meu interesse em uma área específica e da disponibilidade deles poderiámos prolongar o período do estágio por mais um mês. Só que a vida em Hamburgo estava ficando mais cara do que eu imaginava e eu estava cada vez mais interessado em ganhar dinheiro de alguma forma para amenizar as despesas do dia a dia aqui e conseguir juntar uma grana legal para fazer algumas viagens durante o mês de julho.

Como não havia garantia de que estendendo o meu período de estágio na Stulz eu passaria a ganhar alguma coisa, resolvi que era melhor tentar descolar algum emprego que eu pudesse ficar durante os meses de maio e junho. Comecei a pesquisar informações na internet e acabei por encontrar um site que oferecia várias oportunidades de emprego em tudo quanto era tipo de negócio. Selecionei alguns que me pareciam mais interessantes, mandei alguns emails e fiquei no aguardo das respostas.

Já havia me preparado psicologicamente para começar a receber vários emails com a maldita palavra “leider” que me atormentou bastante durante os meses em que eu estava procurando um estágio. Mas para a minha sorte já no dia seguinte ao que eu mandei os primeiros emails recebi uma resposta de um sujeito informado que caso eu tivesse interesse que desse uma passada no estabelecimento dele no dia seguinte. Com um detalhe, o sujeito disse que não falava alemão muito bem e me respondeu o resto do email em inglês. Bom sinal. Sem hesitar eu saí no dia seguinte do estágio direto para o local indicado.     

Chegando lá me deparei com um local anda bem empoeirado e desarrumado, com caixas e outras tralhas para tudo quanto era lado. O lugar simplesmente ainda não havia sido inaugurado. Os donos eram dois americanos. Tim e John, que tinham um bar/restaurante especializado em carnes e hambúrgueres e tinham um estabelecimento em Berlin há cerca de 5 anos e agora estavam prestes a inaugurar sua filiam em Hamburgo. Além de mim outras 4 pessoas haviam aparecido para ver se conseguiam um trabalho. Tim esplicou que como eles estavam começando agora, só tinham gente contratada para trabalhar na cozinha e que precisavam de garçons urgentemente, então estavam contratando quem tivesse interesse. Ou seja, cheguei lá, disse que topava ficar de garçom e simplesmente arrumei o emprego. Foi muito mais fácil do que eu imaginaria nos meus melhores sonhos.

O estágio continuou seguindo no mesmo ritmo. Pelo menos nas últimas semanas eu já não precisava mais chegar lá às seis da manhã. Nos departamentos por onde passei nas últimas semanas o turno do pessoal começava às oito horas. Eu saía de lá um pouco mais tarde, mas pelo menos não precisava mais me preocupar em estar na cama para dormir antes das dez. E aos poucos eu me aproximava do final do estágio.

 Nesse meio tempoconsegui descolar mais um tempinho para dar outro pulo em Braunschweig. Desta vez para participar de um churrasquinho no parque com a galera. Acabei descobrindo que havia um Stadtpark em Braunschweig (assim como em Hamburgo) onde a maioria do pessoal vai nos finais de semana quando a temperatura volta a subir. Pelo visto é o programa preferido dos alemães. Enquanto os brasileiros vão à praia no domingo e fazem aquela farofada, os alemães vão para o parque, tomam sol, bebem cerveja, jogam bola e fazem um churrasquinho de linguiça e salsichão.

O nosso churrasco pelo menos foi um pouco mais saboroso. A turma tinha comprado alguns pedaços de carne de porco já temperados e bastava apenas colocar na churrasqueira e esperar. Só o fato de colocar uma carne na grelha pra assar já era uma forma de matar as saudades desta experiência culinária brasileira. E para acompanhar o churrasco muita cerveja. Após a turma ter contabilizado os ganhos da festa, terminou que não houve lucro nem prejuízo e sobraram muitos litros de refrigerante e suco, além de quase 20 grades de cerveja daquelas garrafas de 330ml. Então eu tinha que pegar a minha parte dessas sobras, hehe. Para encerrar a tarde ainda aproveitei para acompanhar a semi final do pernambucano com meus colegas rubro negros Rominho e Rodrigo. O resultado do jogo, bem, essa parte todo mundo já sabe, então prefiro não comentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário