quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Euro Reise: Copenhagen

Pois é, quase um mês se passou desde minha última postagem. A razão é simples, muitas viagens durante esse período. E aqui vou eu mais uma vez falar de outras viagens.

Voltando no tempo em dois meses, eu me encontro saindo de Berlin, parada rápida em Braunschweig só pra tomar um banho, comer algo, arrumar de novo a bagagem e lá vou eu pegar mais um trem para Hamburgo. Nesse história de Hamburgo/Braunschweig pra cá, Braunschweig/Hamburgo pra lá e mais viagem pra não sei aonde acabei passando horas e mais horas dentro de trens, mas muitas horas mesmo. Sem falar nas horas passadas nas estações esperando por esses trens e das horas em aeroportos esperando voos.

Mas para poder viajar tem que ser assim mesmo, então lá fui eu encarar mais cinco horas de trem de Hamburgo para conseguir chegar em Copenhagen. Cansado como estava tentei dormir um pouco, aquele sono torto que só serve para evitar que os olhos passem o dia todo coçando e as pálpebras pesadas. Mas eis que meu belo sono foi interrompido quando o trem para e o pessoal começa a se levantar, eu olho pela janela e vejo uma parede, todo mundo saindo sem levar as malas e eu pensando que fosse algum tipo de alfândega. Depois finalmente percebo que o trem está dentro de um navio atravessando o Ostsee (também conhecido como Mar Báltico) num trechinho entre a Alemanha e a Dinamarca. Pois é, com o sol brilhando, o vento frio vindo com toda a força e até uma gaivota que acompanhou o navio durante toda a travessia apenas planando, sem sequer bater as asas eu estava enfim na Dinamarca. Hora de voltar para o trem e continuar mais algumas horinhas de viagem.

Chegando na capital dinamarquesa, Rodolfo e Marina já estavam à minha espera. Seria muito provavelmente nossa última viagem juntos. Tiramos o resto do dia para passear pela cidade, tirar fotos e pá e pei e etc, o velho esquema de sempre. De noite acabou chovendo bastante e estragando nossa programação noturna que também nem seria lá essas coisas porque era uma segunda feira. Acabou que eu me diverti bastante jogando sinuca na área de lazer do albergue.

A chuva deu uma aliviada no dia seguinte e as programações principais incluiram uma visita a uma comunidade chamada Christiania, uma comunidade independente localizada dentro mesmo de Copenhagen criada lá pela década de 70 por alguns hippies. Um lugar realmente único para ser visitado. Lá dentro não era permitido tirar qualquer tipo de foto, mas podíamos passear pelo local sem problemas. É um lugar bem interessante cuja visita é obrigatória para qualquer turista. Quem quiser saber um pouco mais sobre a comunidade pode dar uma pesquisana na internet.

A parada seguinte era a fábrica da Carlsberg, a cerveja mais famosa da Dinamarca. Fizemos um tour pela fábrica, ouvimos um pouco da história da cerveja, tudo em prol da degustação oferecida no final do passeio. Uma curiosidade sobre a cerveja era que no início a marca usava o símbolo da suástica, que segundo o folder que falava sobre o símbolo explicava que ele havia sido retirado do rótulo da cerveja nos anos quarenta após ter perdido o seu sentido original.

Depois da visita ainda tive tempo de caminhar um pouco mais pela cidade (acho que caminhei tanto quanto andei de trem). Depois disso era hora de encarar novamente as cinco horas de trem e aproveitar o tempinho dentro do navio que faria a travessia para a Alemanha. E lá estava eu de volta em Hamburgo. Alguns dias depois estava novamente em Braunschweig aproveitando com a turma e só esperando chegar os próximos shows.

Um comentário:

  1. Oi Victor!

    Andei procurando "intercâmbio" e "Hamburg" no Google e acabei achando seu blog. Então, meu nome é Verônica e eu tô pretendendo fazer intercâmbio no início do ano que vem. Já fui aceita na Universidade e ainda estou começando a ver preços, condições de vida, essas coisas... Como é sempre bom ouvir de quem já viveu o que você pretende viver (nesse caso, intercâmbio na Alemanha haha), queria saber se você pode me ajudar, me dar umas dicas sobre a vida aí. Se puder, peço pra você me mandar um e-mail em veronicaraner@globo.com . Espero que você me ajude e MUITO obrigada desde já. :)

    ResponderExcluir